Offline
MENU
Onda de calor segue em estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul
Veja como evitar sintomas de estresse térmico
Radioagência Nacional - Por Carolina Pessoa
Publicado em 27/12/2025 10:21
Meio Ambiente
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Em nível três de calor desde quarta-feira (24), numa escala que vai até cinco, a cidade do Rio de Janeiro já registrou, desta terça-feira até o Natal, quase 1350 atendimentos médicos possivelmente relacionados às altas temperaturas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Esse estágio é caracterizado por índices de calor considerados altos, entre 36°C e 40°C, com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos.

Sinais como tontura, fraqueza e desmaio foram as ocorrências mais frequentes. Também houve aumento dos casos de queimaduras solares.

A Secretaria reforçou a importância de cuidados como aumento na ingestão de água ou sucos de frutas naturais, alimentação e roupas leves e evitar exposição direta ao sol.

Raquel Franco, meteorologista chefe do Sistema Alerta Rio, que monitora chuvas intensas e deslizamentos na cidade, explica que o calor mais intenso deve continuar até a próxima segunda.

“Previsão de temperaturas mais elevadas, ali próximo dos 40 graus, temperaturas mais extremas, vai até segunda-feira, e aí a partir da terça-feira a gente tem um declínio, então ali já começa a ficar máximas ali em 35, 34. É um declínio relativo, né, em relação ao verão, ainda são temperaturas elevadas, mas não tão extremas quanto sábado, domingo e segunda-feira”.

De acordo com o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, esse cenário se mantém no estado do Rio, além de partes de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Um bloqueio atmosférico está provocando as altas temperaturas nessas regiões.

A meteorologista Lady Custódio, do Inmet, explica o que é uma onda de calor.

“São temperaturas mais elevadas durante cinco dias com cinco graus acima daquilo que é esperado para o ano. É um período bastante longo e é um período que é determinado pela Organização Mundial Meteorológica, né? Então a gente tem esse tipo de característica para onda de calor”.

Outros cuidados recomendados incluem o uso do filtro solar, a proteção de crianças com chapéu de abas e a busca imediata de assistência médica em caso de sintomas de estresse térmico.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários